Plantio de arroz: conheça as soluções da Forquímica


O arroz é um alimento extremamente importante para a economia brasileira. Ele está presente nas mesas de todos os brasileiros, sendo a base de uma alimentação nutritiva e saudável. 

Para obter uma produção satisfatória, alguns cuidados na hora do manejo são indispensáveis, a fim de garantir a qualidade e a quantidade adequadas.

Se deseja saber como ter uma melhor safra de arroz e conhecer soluções que contribuem com esse objetivo, continue a leitura desse artigo!

Quais são os desafios no plantio de arroz?

Entre os desafios mais comuns enfrentados na cultura de arroz, destacam-se:

  • Riscos climáticos - chuvas ou seca excessiva no preparo do solo e/ou semeadura, ou, também, excesso de precipitações na colheita;
  • Pragas, como: Bicheira do arroz (gorgulhos aquáticos), Lagarta da panícula (Pseudaletia sequax e P. adultera), Percevejo do colmo (Tibraca limbativentris), Lagarta-da-folha (Spodoptera frugiperda), Percevejo-do-grão (Oebalus poecilus e O. ypsilongriseus), Cigarrinhas (diversas), Pulgão-da-raiz (Rhopalosiphum rufiabdominale), etc.;
  • Doenças, como Antracnose, Brusone, Cercosporiose, Damping-off, Escaldadura, Helmintosporiose, Manchas (de alternária, parda das folhas e dos grãos), Phythium, Podridões (das raízes, do engaço, da coroa e dos brotos), etc.

Dicas para potencializar o plantio de arroz

Siga essas orientações e obtenha os melhores resultados na sua lavoura:

  • Analise o solo: a recomendação é para que essa prática seja feita a cada cultivo; a análise de solo é essencial para economizar recursos e tirar o melhor proveito de insumos, considerando o cenário particular de cada área, região e talhão.
  • Realize a correção da acidez do solo; 
  • Escolha sementes certificadas, que apresentam uniformidade genética, vigor, germinação e maior resistência contra doenças e plantas daninhas. Somado a um tratamento de sementes eficaz, você pode atingir um melhor resultado em potencial produtivo.
  • Aposte no sistema de plantio direto, pois, nesse método, o revolvimento mínimo do solo contribui com o pré-manejo e reduz os custos de implantação da lavoura;
  • Utilize BioInteligência para obter uma melhor fixação de nitrogênio em sua lavoura, consequentemente, gerando um melhor desenvolvimento das plantas. Esta ação aumenta a produtividade;
  • As boas práticas agrícolas devem priorizar a produção de mais grãos com o menor consumo de insumos
  • Na colheita, cuide para que o índice de umidade no grão esteja entre 18 e 23% para evitar a perda de qualidade ou a quebra de grãos;
  • Forneça os nutrientes necessários para a lavoura, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, zinco, dentre outros.

Conheça as soluções Forquímica que contribuem com o plantio de arroz

Independentemente se for o arroz de sequeiro ou o irrigado, a Forquímica conta com as melhores soluções e tecnologias para o cultivo. Clique aqui e veja a grande variedade que está à espera da sua plantação.